sexta-feira, 6 de março de 2009

Partilhar casa!

Se eu estivesse na minha casa em Lisboa agora fariam 8 anos que moro sozinha.

Aos 18 anos parti para Lisboa, para tirar o curso. Partilhei casa com amigas, inimigas e assim-assim. Por fim, achámos que alugar quarto era um investimento de fundo perdido e lá decidimos aproveitar os últimos cartuchos do crédito bonificado para investir numa casita em Lisboa.

A minha mãe é alfacinha de gema. Lembro-me de ir regularmente à capital visitar os meus saudosos avós ali para os lados do Jardim da Estrela.


Eu detestava Lisboa. Muito trânsito, confusão, stress. Mas quando me levavam para a Baixa, ai senhores, que eu passava a adorar aquilo :) Desde pequenina...

Curiosamente, acabei por me apaixonar por um apartamento (num prédio centenário) não muito longe da casa dos meus avós. Ironias do destino!


A pouco e pouco...fui-me apaixonando. Adoro aquela cidade. Adoro o facto de deixar o carro parado o fim de semana inteiro e infiltrar-me a pé pelas ruas de uma cidade semi-adormecida. Adoro descobrir Lisboa todos os dias. Por isso é que me custava horrores ter que trabalhar fora da capital. Conduzia contra o trânsito, é um facto, mas ainda assim... Os arredores de Lisboa são assustadores, mas pronto, é uma teoria minha...


Quando vim para Barcelona deparei-me com a realidade (adormecida) de ter de partilhar um espaço com outras pessoas. Viver com...


Em parte, também foi isso que me trouxe até cá. Quebrar um pouco os tiques enraizados de quem mora sozinha há anos.


No início foi complicado. Calhou-me na rifa um quarto mínimo, numa casa com 2 rapazes. Em termos relacionais não tive problemas, até porque me considero bastante sociável, modéstia à parte, e disfarço bem.

Maaaaas....what a nightmare!!!

Eu sei que há homens e homens, todos somos diferentes, mas passar de um paraíso chamado 'o meu paláciozinho' para uma casa de homens, não foi fácil. Durou 3 semanas e quase uma depressão. Foi o que me bastou e não quero mais!

Sabem aquela história do tampo da sanita para cima, do jogo vamos lá ver quem deixa mais pingos na borda, escovas de dentes esventradas, a loiça lava-se sozinha, faço barulho às 3 da manhã porque a casa também é minha, a fruta podre no frigorífico é bonita de se ver e dá bom cheiro, etc, etc? Pois, imaginem isso a duplicar!!

Como não era mãezinha deles, nem me dei ao trabalho de tentar educá-los. Já eram adultos, tinham mais que obrigação de saber viver em comunidade!

O que mais me irritava era quando um dos 'senhores' tinha a mania de que, como era o 'dono' da casa, também podia dar-me ordens!! Andava sempre atrás de mim para ver se eu desligava as luzes quando saía do quarto para ir à cozinha buscar qualquer coisa. Enquanto que o menino deixava rasto de luzes e aquecedores ligados por cada canto que passava. Aiiiiiii, que nervos!!

Destesto pessoas 'agarradinhas', que andam a contar tostões quando até ganham (bastante) bem para aquilo que não fazem. Não jantam em restaurantes (nem têm que ser bons) porque 'isso é para gente fina', não têm televisão em casa porque sempre é um dinheirinho que se poupa e assim não se vêem noticiários e vivemos felizes na ignorância, têm uns sofás podres de nojentos, uns colchões negros de bactérias, com molas soltas, mas..investir em mobiliário é para gente rica! Poupam nestas coisas e depois só compram guitarras xpto quando nem sequer sabem tocar! Compram motas da treta quando já têm outra.

Beeem...respirei fundo, apliquei as minhas aulas de Yoga, tentei ser passiva e pacífica. Não queria chatices, só queria sair dali. Mas o trauma, esse ninguém mo tira!

Ainda por cima como tinham a mania que sabiam tocar guitarra punham-se a ensaiar horas a fio, com o amplificador no máximo, independentemente se eu estivesse com uma enxaqueca brutal. E se tocavam mal, senhores...

Partilhar casa com um homem só se ele me pagar bem entre lençóis!! E tem que vir muito bem educado! No mínimo, tem de respeitar as mesmas regras que eu. Se eu consigo, porque não há-de ele conseguir? Não estou a pedir que façam o pino com uma mão!!

Entretanto, e desde então, encontrei um palácio que partilho com mais outra rapariga. Assim, sim. Fora o aparte de ela me deixar frequentemente com o rabo alçado a olhar para a última folhinha do papel higiénico :) De resto, o paraíso!



3 comentários:

Saltos Altos Vermelhos disse...

Homens!!! LOL mas são sempre experiências!!! ;)

M disse...

Lol... mais ou menos percebo-te porque tenho uma amiga a viver em barcelo e é mais ou menos isso...
Xoxo
M

B. disse...

"Partilhar casa com um homem só se ele me pagar bem entre lençóis!" -totalmente apoiado. Cá em casa é assim ;) - só assim conseguimos pelo menos suportar aquelas coisas irritantes e tipicamente masculinas, como o poder do comando, o tampo da sanita, a roupa espalhada, o futebol sempre a dar na tv, etc, etc, etc