quarta-feira, 4 de março de 2009

Efeito Xadrez...

As minhas pernas parecem mapas de tiro ao alvo. Só nódoas negras por todo o l-a-d-o. Horrível!!!

Mas porquê, Muñeca? Andaste na rumba horizontal a noite todaaa??? Antes fosse...

Tudo se passou quando regressei a Bcn das minhas recentes mini-férias.

Achei que 30kg de bagagem davam perfeitamente para ser transportados no comboio do aeroporto até casa. Devia estar ainda atordoada com o alcóol consumido naquela louca noite de Carnaval!

Pois, o que a Muñeca não se lembrou é que o acesso de cadeiras de rodas nos comboios catalãs terminam no momento em que a pessoa pica o bilhete e entra na plataforma através de umas passagens larguíssimas (próprias para cadeiras de rodas).

A partir daí são 3 degraus altíssimos para subir na carruagem (uma senhora ajudou-me). Outros 3 degraus para descer (um rapaz ajudou-me). Para sair da estação são mais 4 degraus (uma senhora ajudou-me) e mais outros 30 para chegar à superfície (um homem pegou-me na mala e subiu os ditos degraus com a malona às costas). Procurei uma entrada do metro que tivesse acesso para cadeiras de rodas (nem todas têm) para poder chegar a casa. A nível de metro, Barcelona é irrepreensível. Agora a Renfe deixa muito a desejar. Mesmo muito. Não fosse a amabilidade dos espanhóis e espanholas ainda eu estaria a arrastar os 30 kg degraus acima.

Por essas e por outras que eu espero nunca ter que necessitar de andar de cadeira de rodas. Nem eu, nem os meus mais próximos. É uma situação muito frustrante.

Em Portugal nem vale a pena falar. Somos dotados de uma total insensibilidade para esta matéria. Apesar de hoje em dia ser obrigatório apresentar Plano de Acessibilidades para cada projecto. O problema coloca-se em chegar até ao tal edifício! Os nossos acessos públicos, passeios, transportes públicos estão a léguas de satisfazer uma população que envelhece a olhos vistos.

Enfim, ganhei umas quantas medalhas nas pernas (nódoas negras) à custa da minha insanidade de não ter querido apanhar um táxi. Mania das poupanças...

Por outro lado, fiquei impressionada com a quantidade de pessoas que me ajudaram voluntariamente! Eu nunca pedi ajuda a ninguém! As pessoas tomaram a própria iniciativa. Nunca tinha assistido tal coisa! Mas também nunca tinha andado a subir degraus com 30 kg ao colo...

Nunca mais digo que os espanhóis são todos antipáticos e pouco gentis!!
Benditas meias opacas...

1 comentário:

Saltos Altos Vermelhos disse...

lol então imagina ficar assim todas as semanas com nódoas negras! por causa das secretárias esquinas e afins!