quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Quase uma ofensa!!!

A minha alma está parva...

Tenho andado a lamuriar-me por regressar ao trabalho num sítio que eu não gosto muito. Bem, não é não gostar, é mais...não corresponder às minhas altas ambições. Mas em tempo de crise...

Então hoje liga-me uma amiga para me informar que andavam à procura de alguém para leccionar Geometria e Oficina de Artes num colégio todo pipi aqui em Lx. Entrevista amanhã para iniciar na 2ª feira. Horário completo.

Bem, eu não tenho o sonho do Ensino, muito pelo contrário. Não tenho qualquer formação pedagógica para transmitir o que quer que seja. Seja como for, perguntei-lhe quais eram as condições. Aqui é que a minha alma ficou parva:

- 1000€ mensais brutos;
- Recibo Verde;
- trabalho garantido só até Dezembro deste ano.

Ora bem, para quem não sabe e acha que 1000€ brutos é muito eu vou explicar como é que esse valor é uma ofensa para qualquer profissional.

Dos 1000€ brutos deduz-se 20% de IRS, resultado 800€.
Dos 800€ subtrai-se à volta de 150€ para a segurança social, sobram 650€.

Ou seja, 650€ seria o meu ordenado, o meu sustento até ao Natal!!!!

Meus amigos e minhas amigas, eu não sei quanto a vocês, mas eu estou escandalizada!!!

Porque regressei de Espanha, onde há um grande desemprego assumido, mas que os ordenados são bem mais justos e elevados (o custo de vida é semelhante ao nosso).

Como é que um prefessor contratado (ou não) sobrevive em início de carreira?!

650€ é praticamente aquilo que eu pago de casa!!!

Por essas e por outras é que se vêem milhares de pessoas encostadas à mamagem do Rendimento Mínimo. Trabalhar para quê? É bem melhor ficar com o rabinho sentado na esplanada a receber o mesmo do que se estivesse a suar a estopinhas todos os dias!!!

Escandaloso!!!!
Há pessoas que realmente precisam de ajuda, mas há muitas que eu SEI que não! A culpa é de quem cria estas mamagens para fazer campanha política e depois não cria condições para que haja um controlo periódico e apertado de quem passa a vida no café a curtir os impostos dos outros!!!
Acho que é tudo, por agora. Já desabafei :)

6 comentários:

Anónimo disse...

Tens toda a razão!

Summer disse...

E aquelas que não declaram o vencimento e ainda recebem do Estado? E as que se encostam à sombra depois do primeiro emprego ? Pois... mas que as propostas hoje em dia são escandalosas, principalmente para licenciados, é verdade...

Bombastic disse...

Bem vinda à Terra...

a do lado! disse...

Há famílias em que o rendimento mensal é pouco mais que isso e têm casa e filhos para sustentar. Por isso não estou a ver qual o escândalo da situação! Ficar à espera do rendimento mínimo é bom? Na minha opinião o melhor é mesmo ter um emprego, uma ocupação e sentir-se útil.

Anónimo disse...

Não querendo zombar acerca de um tema sério, fartei-me de rir com a palavra "mamagens". :-)

Agora num tom mais sério: acho que tens toda a razão.

Muñeca disse...

Eu sei que cada um tem direito à sua opinião, tal como cada um vive à sua maneira. Eu nunca disse que era impossivel alguém viver com um rendimento de 650€.

Contudo, para o trabalho que eu descrevi receber SÓ esse valor é escandaloso SIM. Até na Grécia o ordenado mínimo é de 600€!!

Temos de lutar por uma valorização adequada do nosso trabalho SEMPRE! Se há pessoas que vivem felizes com 200€ por mês, ainda bem! Eu continuo a achar escandaloso, pronto!