terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Para quem quiser ler a 'minha' Roma

Cá estou de volta a terras lusas.

Amei Roma!!
Vibrante, suja, histórica, viva, imponente, confusa, memorável...APAIXONANTE!!!!

Fiquei surpreendida muito positivamente com essa cidade maravilhosa!!!
Foram uns dias excepcionais, com a concretização de um sonho antigo de conhecer um dos berços da arquitectura 'stone by stone'.

Cada virar de esquina dava-se um encontrão na história edificada. Surpreendente!

Os italianos são simpatiquíssimos. Giros, sim, muito estilosos!!!! Com os casacos / sobretudos impecalmente escovados, de corte perfeito. Eu quase que conseguia cheirar as centenas de euros que eles investiam naqueles casacos.

Fiquei com muita vontade de regressar, de preferência com a carteira recheada para 'assaltar' todas as lojas da Via Condotti. Não imaginam o luxo...(ou se calhar até imaginam!).

Foram muitas as gargalhadas que deixei naquela cidade. Foram muitos os quilómetros palmilhados com e sem chuva. Foram muitos os minutos de contemplação sentada na Scalinata de Piazza de Spagna para uma multidão de gente a um domingo à noite (Roma não pára!!!).

A realização de muitos cenários imaginados na minha cabeça trouxeram surpresas e algumas desilusões.

A Fontana di Trevi fica situada numa piazza 'encolhida', apesar de ser um conjunto esculturórico lindíssimo. Aliás, fazer o percurso de Bernini é uma opção completamente válida. A maior desilusão foi a capela Sistina. Não pela obra em si (que é espectacular e interessantíssima, principalmente depois da explicação detalhada da guia) mas pelo tratamento que é dado aos visitantes quando chegam à tão ansiada capela.

Desde os guardas a resmungarem SHHHHH sonantes a toda a hora, ao facto do espaço estar às escuras (não sei porque não ligaram a iluminação) e eu sem óculos assim não consegui ver nada. E depois não se podia tirar fotos (ahahah, conta outra que eu saquei as minhas!) para alimentar o negócio de souvenirs à saída da capela. Irritou-me o facto de a Igreja Católica continuar a ter o melhor merchandising do mundo. Digo isto com um sabor amargo. É imoral, entendem?

A Basílica de S. Pietro foi das minhas obras favoritas. Apesar do exagero, da brutalidade da escala, da obscenidade do luxo. A enormidade da escala em confronto com a escala humana parece o conto da Alice no País das Maravilhas! E isso é ainda mais visível quando se sobe à cúpula (obrigatório!!). A subida é tortuosa, principalmente para quem tem vertigens (como eu) mas compensa! Depois, cortam-nos a respiração com aquela panorâmica sobre a cidade de Roma. Espectacular, imperdível!!

O Colosseo!! By night, by day. É uma das sete Maravilhas do Mundo e isso já diz tudo!
Monumental, sanguinário, profano, histórico, intenso!!!

E o Pantheon? A Piazza Navona? O Fórum? O Palatino? Não vou enumerar tudo, é impossível. Mas fica o meu conselho: VÃO!!!

Até me custa acreditar que passei a minha vida toda sem pisar solo italiano! Fiquei fã, quero devorar Itália!!!!!!

Ah, cuidado, muito cuida a atravessar a rua...na passadeira! Eles não páram...MESMO!!

7 comentários:

Laetitia disse...

Era uma das viagens qque gostava mesmo de fazer! ;)

Anónimo disse...

Olá,

Itália é um dos países que gosto mais mas ainda só fui a Veneza. Assustei-me com os preços... a comida ficou-nos mais cara que o aviao+hotel+lembranças.

Em Roma também é assim?

Nuvem disse...

É uma das minhas cidades preferidas.
E os italianos são charmosos, atenciosos, irresistíveis.
Não posso esperar para regressar, até porque é um dos sítios onde fui feliz!

Laetitia disse...

Vou-te rogar uma praga! Juro...

Essa é uma das minhas viagens!

Beijos

Anónimo disse...

Nunca comento, apenas leio e gosto...muito!

agora não resisti, voltei de Roma ha 1 semana e o sentimento é o mesmo...visita obrigatória! e as passadeiras? Por algumas vezes pensei que morreria li no meio da estrada!

Humpfing disse...

Olá turista!
Eu estou do lado deles... cá as pessoas mudaram o nome... de passadeiras para PASSEADEIRAS (pois passeiam nelas)

Nota-se que adoraste. e as italianas?! ;D'(baba)

Muñeca disse...

Epah, pragas é que não!!!

Não achei que a comida fosse muito cara, agora o vinho (mesmo sendo o da casa) é puxadote (13€ um jarrito). A cerveja também é cara.
Em suma, as bebidas são caras.

No entanto já me disseram que Veneza e Florença são estupidamente mais caras que Roma...

As italianas são giras, produzem-se muito, põe quilos de base e incham os lábios a-la-transsexual.
Eu achei os homens mais interessantes. O que me deixou deveras contente! Finalmente um país onde se pode lavar as vistas como deve ser!!

Só me falta ir cuscar Estocolmo, cidade criadora dos melhores top-models masculinos...e exemplar primário da arquitectura minimalista (mas isso agora não interessa nada).

Vão a Roma com amigos, com amantes, filhos, maridos, pais e avós. É uma cidade que convida todas as gerações e ocasiões!!