quinta-feira, 6 de junho de 2013

Eu e os Queridos

Antigamente não perdida um único episódio do Querido, Mudei a Casa. Entretanto perdi o norte na emissão de novos episódios das novas temporadas. Umas vezes dão episódios novos, outras vezes são repetidos e eu acabo por desistir.

No entanto, é um programa completamente válido e que espero que sirva de inspiração para muita gente. Acho muito bem que as pessoas se dediquem a tornar as suas casas confortáveis e bonitas.

Tanto eu como o Guapo somos arquitectos, então temos um olhar clínico para estas coisas. Que materiais de revestimento é que estão a usar? Aquilo é novo, será que resulta? Qual será o preço? É uma solução engraçada e tal. A parte de reciclagem é a mais interessante, pois é uma coisa que apostamos bastante.
 
Claro que nem sempre adoramos o resultado, mas há sempre uma descoberta ou outra que faz parte da aprendizagem comum.
 
No entanto ficamos sempre com a mesma impressão. As pessoas têm toneladas de tralha e depois ficam como uma sala toda clean praticamente sem arrumação nenhuma. O que é que fazem ao que sobrou?
 
A premissa de qualquer móvel que entre cá em casa é que tem de ter uma valência qualquer de arrumação. Seja o sofá, a cama, a mesa de escritório, o poisa pés da sala. Arrumação nunca é demais.
 
No outro dia vi uma sitação em que rebentaram com a parede de fachada toda para ampliar a sala até à marquise. Oi? Das duas umas, ou foi feito um novo licenciamento de alteração de fachada com as marquises ou então um dia a pessoa arrisca-se a ter de repôr a fachada tal como era porque a Câmara exige que se retirem as marquises. Isto emitido em plena televisão púbica.
Para não falar quando alteram as portas e janelas (por norma no tardoz) das fachadas. Mas isso ainda é o menos, não se vê!
 
Claro que são observações por defeito de profissão, só que nós assistimos com tanta atrocidade nas fachadas dos edificios que há-de chegar um dia em que a ordem há-de chegar ao sítio.
 
Conclusão?
Meus Queridos, quando estiverem a fazer esse tipo de demolições e alterações de fachadas, deixem uma notinha às pessoas que é preciso ter cuidado e licenças para as mesmas.
Não vão as pessoas, inspiradas pelo Querido, desatarem a partir fachadas para aumentar as casas ad eternum. Não é só de estética que se fala, é de todo um conjunto de factores técnicos como inércia térmica (que pode baixar o valor da casa) e de ruído.

Sem comentários: