segunda-feira, 9 de maio de 2011

Sobre a publicidade camuflada

Realmente eu sou mesmo naif.


Eu sou daquele tipo de pessoa que já comprou garrafas de água caríssimas porque tinham um desgin apelativo. Comprei sumos de sabores suspeitos porque o invólucro era giro. Sou..como dizer...um alvo fácil de atingir para os publicitários. Basta a Zara mudar a disposição da loja (com os mesmos produtos) para eu achar que renovaram o stock todo e tenho de (re)ver tudinho. Entro na Zara Home com aquele cheirinho doce (que o Guapo odeia) para ficar com vontade de renovar a rouparia da casa toda. Sou assim, fácil, fácil...


Confesso que comprei o rimel da Mac porque li algures que um maquilhador internacional só usava aquela marca nas modelos para todos os desfiles de moda. Não me arrependi, por acaso até gostei.


Mas agora fiquei frustrada comigo própria (sou mesmo naba).

Eu realmente pensava que muitas bloggers (umas já famosas, outras nem tanto...ou achava eu que não), utilizavam ou experimentavam certas coisas e relatavam no blog como mera partilha de experiências com a blogosfera.


Contudo, há pouco tempo li um artigo de uma outra blogger que me abriu os olhos para a realidade dos factos. Esses objectos são apresentados como partilha de experiência no blogue, na realidade têm o patrocínio desta ou de outra marca.


Vamos falar concreto?


As sapatilhas maravilha (Reetone e do género). Apareceu uma blogger conhecida a dizer que tinha comprado estas maravilhas e que notava o rabo beeem mais duro e tal. De repente, num outro blogue mais badalado idem aspas. Num outro terceiro, pimba. Assim do nada. E sim, são blogues com grandes audiências.


Ora bem, tendo em conta que EU gozei e critiquei este método de pulseira-que-equilibra-o-corpo mas aplicado no calçado, bem que podia ter ficado caladinha. Obviamente que ninguém da Reebok ou Adidas ou Nike (ou sei lá que marcas) me vão oferecer umas sapatilhas maravilha para eu vir falar delas aqui no blogue porque eu, NABA, gozei com o fenómeno antes do tempo (e porque também não tenho assim tanta audiência).


Posto isto, chega-se à brilhante conclusão que:

NUNCA irei ser rica...


E que quando alguém faz muita publicidade a uma coisa, o pobre desconfia.


(mas já agora, se me quiserem patrocinar...eu gosto da espuma de duche da Rituals, uso champô Baby Jonhson de camomila, adoro os produtos da Clinique, sou fanática da Wii, adoro cinema e concertos, e tenho uma longa lista...contactem-me...entramos em acordo...hum? que acham?)

3 comentários:

Rita Maria disse...

Ainda há bastantes blogues em cujas recomendações se pode confiar, felizmente! Nao desanimes ;)

(mas se quiseres mesmo fazer publicidade, contacta-os!)

Muñeca disse...

Oh...eu sei que sim. Mas agora fiquei desconfiada.

Não quero trazer publicidade paga para o meu cantinho. Gosto das coisas simples e descomprometidas. Just the way it is :)

Claro que tudo tem um preço! Se me pagarem para usar só produtos da Clinique, eu não digo que não...

Eheheheh.

Saltos Altos Vermelhos disse...

LOL é verdade! Mas há coisas que se falam na blogosfera que são mesmo opiniões pessoais! Falo imenso de marcas e nem por isso sou patrocinada LOL