quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

O drama de ir morar junto

Não foi drama. Não está a ser um drama. Mas tinha tudo para ser. Morava sozinha há já dez anos. Ser dona e senhora do meu reino durante tanto tempo podia ter deixado marcas e hábitos irreversíveis. No entanto, a verdade é que eu sou uma pessoa que se adapta relativamente bem às novas situações. O tempo que estive em Bcn também ajudou. Dividir a casa com estranhos, homens ou mulheres, é uma aventura e descoberta diária. Aprendemos a respeitar regras ( ou a impor regras), calendários, gestão de espaço e brigas.
Com o Guapo fui-me mudando gradualmente. Por norma era sempre eu a dona do reino e os príncipes/sapos entravam e saiam do meu espaço. Agora é o contrário. Eu fui para o reino do Guapo. Mas um reino recém criado e imaginado por nós. Há sempre cedências dum lado e do outro, mas tem de ser.
O Guapo é fanático das arrumações. Já eu tenho o filtro do 'chinelo fora do sítio' meio desligado. Não que seja desarrumada, mas não me incomoda nada ter três livros na mesa de cabeceira. À vista. Nem me incomoda ir dormir e deixar as almofadas do sofá por arrumar. Na minha casa, não tinha máquina de lavar loiça, então deixava a loiça do jantar no lava loiça e só despachava no dia seguinte. Agora NUNCA faço isso. Fica logo tudo arrumadinho na máquina. Podia enumerar todas as coisas que tivemos/temos de adaptar um ao outro, mas não vale a pena. O ponto que eu queria chegar é o seguinte: a cor.
A cor??! Sim, a cor.
Somos os dois arquitectos e muito opinativos. Temos uma visão estética parecida em muitas coisas, só que eu sou mais eclética ( ou cata-vento) e ele é um purista. Por ele TUDO era branco minimalista. TUDO! Eu gosto de branco, mas também gosto de cor. Eu já tive cortinados cor de laranja!! Depois fartei-me. Paredes azuis, rosa, verde, tudo depende da tonalidade para ficar um resultado giro. Já experimentei de 'quase' tudo. Depois farto -me ( que é a desvantagem das cores) e mudo tudo. É a minha costela de decoradora, ou como ele carinhosamente diz, de 'pirosa'.
A verdade é que fazendo cedências aqui e acolá vamos tendo brancos (em quase tudo) e apontamentos de cores neutras (cinzas, pastéis). Um dia hei-de chegar às cores. Um dia!
Agora onde não consigo mesmo convencer nem chegar a acordo são os meus lençóis cor de rosa. São giros, a sério que são. São as riscas de um rosa forte, ou lisos em rosa indiano. Nopes. Sem chance. Vou ter de levá-los para a casa dos meus pais. Por ele eu nunca mais na vida dormiria em lençóis cor de rosa, mas agora vai ter de os gramar cada vez que for ao Algarve. Eu não me incomodo com os lençóis azuis, mas ele com os rosa é que não. Enfim, não entendo. Em minha casa nunca se queixou, o sonso.

Sem comentários: