quinta-feira, 5 de julho de 2012

Que moda é esta?

Para mim 'mala' sempre foi o objecto que levo comigo para todo o lado no dia a dia. Dentro da minha mala está a carteira. Nesta, coloco os documentos, dinheiro, cartões e tudo o que mais couber. Há quem ainda tenha um porta-moedas (como a minha mãe, que dá imenso jeito quando vai ao mercado). Mala de viagem é o trolley, a mala com rodinhas e um 'puxador' ou alsa extensível, whatever.

Agora alguém me explique porque raio é que agora toda a gente me corrige quando eu trato a minha mala por mala e me dizem que é a carteira????!!! Isto advém do quê? Do novo acordo ortográfico? Não basta os meses do ano passarem a ter letra minúscula (que eu acho uma ofensa)?

Ou seja, a mala passa a ser carteira. A carteira passa a ser porta-notas-documentos-moedas? E a mala de viagem deixa de ter um nome tão extenso e específico. Obviamente que agora quando se fala de mala, é a mala de viagem.

Qualquer dia vêm-me dizer que o correcto é tratar a minha mala por bolsa. E eu aí, juro que é verdade, começo a falar português brasileiro. Você querrr o quê, meu bem? Minha bolsa? Toma logo, que eu sou pobre mêismo!

Agora a sério, quem foi a alma que se lembrou de renomear o os objectos tão intimos da vida de uma mulher? Para quê complicar??

Sem comentários: