sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Como é em vossa casa?

Tenho uma senhora que me vem ajudar na lida da casa uma vez por semana. Três horinhas. Quem tem casa pequena, poupa nas horas, pois claro. Vamos chamar esta senhora a D. Furacão.

Eis senão que a senhora D. Furacão (com quem me dou lindamente) chega sempre atrasada meia hora, maaaaas...sai à hora certa. Ou seja, pago-lhe três horas e ela faz 2h30. Que ela é um furacão nas limpezas é verdade. Bem vejo nos meus rodapés cheios de falhas da violência do aspirador a bater. 

No outro dia até se deu ao luxo de sair 15 minutos (ainda) mais cedo. Eu não tive coragem de dizer nada pois via-se que a senhora estava de rastos, não tinha dormido nada por causa da mãe acamada em casa. 

Posto isto, no outro dia veio dar-me o recado para eu desocupar as estantes do escritório para ela poder limpar aquilo como deve ser. E eu fiquei com cara de parva. Para mim a pior parte de limpar o pó é ter de tirar os livros todos e aquela tralha toda das estantes, o limpar em si é rápido! 
O que me faz colocar a seguinte questão:
- a limpeza do pó é feita a contornar obstáculos, certo?
- as vossas senhoras fazem o mesmo?
Acham que ela anda a gozar comigo? Ou será que é normal? 

Outra coisa, a D. Furacão não limpa banheiras nem interiores de microondas ou fogões. Também é normal?
Bem sei que quem chega ao nosso palacete parece tudo muito limpo e arrumado, mas limpo não está! Móveis brancos? Lacados brancos alto brilhos na cozinha (never, ever more!)? Dedadas everywhere!! Será que só eu é que vejo?

Estou a achar que a minha bondade está a ser confundida com nabice. 

Não quero parecer aquelas 'patroas' que só sabem falar mal das 'empregadas', mas isto está a moer-me o juízo. No início não era assim. 

Claro que é sempre mais fácil limpar sobre o limpo (especialidade do senhor meu pai). A D. Furacão sai e eu vou lá tirar as manchas do inox, lavar a banheira, polir as torneiras, passar o pano húmido nas prateleiras para tirar mesmo o pó, enfim, não demoro mais de meia-hora...a tal meia-hora do atraso constante! Ora bolas!

Depois faz-me o choradinho do cigano (que eu O-DEI-O), que não pode dispensar as horas que faz extra emprego (sim, ela trabalha como efectiva numa empresa e recebe acima do ordenado mínimo) porque 'a vida está difícil'. Um dia, em conversa solta, disse-me o quanto recebia e quanto pagava de renda (40€ no centro de Lisboa, chorem amigos, é mesmo verdade). Eu fiz as contas por baixo e cheguei à conclusão que a D. Furacão ganha mais do que eu por mês. E a diferença não é pouca. Agora pergunto-me, porquê o falso choradinho pelo dinheiro???!! Sempre a queixar-se, seeeempre...

A grande mais valia da D. Furacão é que é uma pessoa de confiança, e meus amigos...em Lisboa isso vale ouro! Mas no entanto, fico na dúvida...será normal isto tudo?!

Não tenho jeito nenhum para patroa.


1 comentário:

Marta disse...

O que eu já me ri! Cá em casa temos a D. Conceição que faz 4h de 15 em 15 dias. E nessas 4h, que ela cumpre religiosamente, limpa a casa toda! Claro que há vezes em que não fica perfeito mas não posso exigir que se me limpa as persianas também limpe a fundo outra coisa qualquer. Portanto, acho que a tua precisa de ser chamada a atenção, não só pela meia hora a menos mas pela qualidade da limpeza :)

xoxo
Marta