quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Conheci o Pastel de Chaves, adeus dieta!

Desde que vim morar para este bairro reparei que só na nossa rua tinhamos várias lojinhas que dão imenso jeito: a papelaria/quiosque, a gráfica, o MiniPreço, restaurantes vários (o que faz com que por vezes estacionar o carro seja um stress), cafés, cabeleireiros, esteticistas, mercearias, várias oficinas (mas já escolhi a 'minha'), agência de viagens, lojas de roupa e uma padaria.


Tudo normal, certo?
Não, errado.


Onde eu morava antes havia tantas padarias quantas farmácias. Só lá ia (à padaria) para comprar linguas de veado (ai que vício!!). Entretanto muitas das padarias começaram a fechar, é um facto.


Mas nesta rua as pessoas fazem fila na porta antes da padaria abrir. FILA e não são saldos, nem nenhuma repartição das Finanças ou Segurança Social. A padaria tem fabrico próprio, é pequenina e toda a gente que lá vai se conhece.Tem um horário limitado, abre logo de manhãzinha (oito e meia?) e fecha às 11h. Reabre às cinco da tarde e fecha às seis e meia. Um destes dias decidi entrar atrás da fila só para ver o que de tão especial se vendia lá dentro. Trouxe um croissant (maravilhoso, não é tipo francês, mas também não é de brioche, é guloso, bem bom); trouxe um pão de azeite (duro como pedra, mas uma fatia pequena aquecida no microondas com pouca manteiga é capaz de me levar aos céus, tão BOM) e...um pastel de Chaves (só porque toda a gente estava a levar um e achei por bem experimentar). A massa fez-me logo lembrar o meu bolo favorito italiano (que eu conheço como lobster tail graças ao Cake Boss), que é de chorar por mais...um pouco enjoativo, mas a massa é divinal.

Lobster tail (imagem retirada da net)

O Pastel de Chaves é um salgado, não é doce, e eu desconhecia por completo (santa ignorante!!). A massa é estaladiça, gordurosa e ma-ra-vi-lho-sa! O recheio? De carne, nem me lembro...mas a massa.... Lá dizia o outro: o segredo está na massa!
Pastel de Chaves (imagem retirada da net)

Entretanto reparei que meeeeesmo na rotunda da Estefânia existe uma espécie de mercearia que vende estes pasteis pronto a comer ou congelados. Tenho de lá ir experimentar, pelo menos nunca tem fila e o horário é das 9 às 19h.

A padaria...não é baratinha, mas tem sempre novidades (só não gostei muito do pão de queijo). As linguas de veado é que terei de ir buscar ao meu antigo bairro :)

Estão de dieta e adoram folhados: NÃO PROVEM OS PASTÉIS DE CHAVES. É uma bomba de alimentação para as gorduras e celulites.




Sem comentários: