quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Como não dizer/fazer nada pelo bem da Tia

A minha tia(avó) mora sozinha e tem um grave problema de visão. Ou seja, está gradualmente a tornar-se invisual. No entanto, mora sozinha e com a 'ajuda' (pagantes, claro) da Santa Casa da Misericórdia lá vai tendo acompanhamento nas idas aos médicos (a sua obsessão nº1) e refeições diárias (menos ao fim de semana, aí não há cá entregas de refeições).
Eles também poderiam tratar da higiene da minha tia. Ajudar no banho, a secar o cabelo, essas coisas. Mas ela não quer. A Dona Beltrana, que é sua Dona da Limpeza há uns 10 anos, é que a ajuda nessas coisas.
 
A minha tia tem um feitio tramado e não pode ser contrariada. Se ela confia na Dona Beltrana é porque ela é um anjo na terra. Pede-lhe favores (como se não fosse paga à hora) e antes de a Dona Beltrana chegar lá a casa a minha tia arruma sempre a casa. Vá-se lá entender. Diz que a Dona Beltrana vai lá para fazer os trabalhos mais pesados, tipo lavar as janelas, lavar as paredes, os tectos. Essas coisas. A minha tia vê muito mal, por isso não consegue ver as manchas de humidade que estão a formar-se nos cantos do tecto da sala. Mas quem sou eu para dizer que a Dona Beltrana limpa mal? Ou que não limpa de todo.
 
Mas há uma coisa que a Dona Beltrana limpa muitissimo bem: a gaveta onde a minha tia guarda o argent. A gaveta e suspeito que a carteira também.
 
A minha tia despacha 800€ por mês sem saber onde. Eu cá tenho as minhas suspeitas.
Ela diz que é nos medicamentos (que feitas as contas não vão além dos 50€/mês), no queijo, fiambre e pão. E a renda da casa (150€). O cabeleireiro (25€). A dona da Limpeza............pois........... O resto é tudo em débito directo.
 
O meu pai diz que é melhor não dizer nada à minha Tia. Ia ser uma facada no coração (e morte certa) saber que a pessoa que ela tanto confia lhe anda a limpar as economias. De maneira que nós assistimos a este assalto semanal sem poder dizer nada para proteger a tia.
 

Sem comentários: