terça-feira, 9 de outubro de 2018

Fui a Bilbao e voltei

Três dias inteirinhos para vasculhar Bilbao e encher-me de pinxos. Assim foi o fim de semana prolongado em modo engorda. 
Apanhámos as 4 estações em três dias. Começou por um sol radioso de 28ºC e acabou com chuva, frio e vento.

Fomos e voltámos na TAP. Corrijo, na Tap express (com hélices exteriores). Para claustrofóbicos não aconselho, para nós...foi uma experiência diferente! São cerca de 2 horas de vôo, com a vantagem do avião não subir muito e conseguimos ver as terrinhas todas pelo caminho.

Bilbao é muito interessante pela estratégia urbanística de conversão da zona portuária num ex-libris arquitectónico de interesse turístico mundial. 

Fomos já com bilhetes pré-comprados para o Guggenheim (mas havia 0 filas) e ver a exibição de Joana Vasconcelos.

É imperdível e obrigatório ir ao Guggenheim de Bilbao. A partir daí, tudo são acessórios e complementares (mas também interessantes). Nós talhamos o percurso à nossa medida de interesses (arquitectónico) e vontades (pintxos). Andámos quilómetros e só apanhámos o metro para Portugalete e ver a Puente Colgante (e andar a passar o rio de um lado para o outro).

Fora o facto de ter levado ténis novos (um número abaixo do que deveria ter comprado) que me deu dores no dedão do pé, foi tudo cinco estrelas.

Passeámos na GranVia para ver lojas, entrei na Zara (gigante) com vontade de comprar tudo, mas não trouxe nada. Subimos no funicular para ter a vista panorâmica da cidade (também obrigatório), comemos na Plaza Nueva (no Charly) no Casco Viejo, percorremos todas as ruas, ruelas e igrejas (pagas) desta zona e estranhámos os horários típicos do sul de Espanha (lojas fechadas das 13h às 16h30). Atravessámos a ponte Zubizuri e não escorregámos, ficamos surpreendidos e deliciados com o centro cultural.

Um fim de semana dá perfeitamente para ver a cidade toda e ficar deliciado.

Eu ia um pouco desconfiada face às últimas notícias de grupos de delinquentes que atacavam pessoas indiscriminadamente no meio da rua (jovens, velhos, homens, mulheres) e ficava tensa quando via grupos de rapazes (com ar meio chunga...que não é raro). Por isso à noite não me aventurava muito, infelizmente, pois acho que deve ser animado. Se bem que nós chegámos a Bilbao perto da meia-noite e não se via vivalma nas ruas.

No fundo, trata-se de uma pacata cidade no norte de Espanha com uma atracção arquitectónica que a colocou no mapa turístico mundial. Eu adorei a lufada de ar fresco, de mudar poiso e sentir outros ambientes. Somos sempre tão felizes a viajar....e a regressar, pois claro!

Agora...apontar para o próximo destino! Esse vai ser de loucos!!!

Sem comentários: