terça-feira, 20 de junho de 2017

Viver não é um sítio seguro

Fui passear a Londres com toda a família. Ia com o coração nas mãos face aos atentados terroristas recentes. Tínhamos programado almoçar no Borough Market ainda sem saber o que se iria lá passar.
Não havia volta a dar, os voos estavam pagos, hotel, excursões para fora de Londres, bilhetes para o The Shard. Milhares de euros envolvidos e algum receio. Mas bolas, quem foi ao Rio de Janeiro no réveillon e conseguiu não ser assaltado também conseguia ir a Londres com o mesmo espírito de aventura e alerta, certo?

Claro que assim que pusemos os pés em Londres todo esse receio desapareceu. Londres continua igual, as pessoas andam tranquilas nas ruas, mares de gente em todo o lado, apanhamos dias radiosos, tudo tranquilo. Foi óptimo!

Nos dias de hoje não podemos dizer que estamos 100% tranquilos num sítio qualquer. Nem aqui, nem em lado nenhum. Olho muito mais por cima do ombro agora quando ando na rua do que há uns tempos atrás, é um facto. Já penso duas vezes quando deixo o Guapo à porta das lojas enquanto ando a cuscar os trapos. Faço o possível para andarmos sempre em grupo porque sei lá...

Mas depois chego a Portugal e tomo conhecimento de um incêndio numa torre de habitação em Londres que mata mais de 70 pessoas por causa de um erro de projecto e negligência. Um horror...e pensar que tínhamos passado lá perto umas horas antes!

Uns dias depois, um incêndio dantesco em Pedrogão Grande que conduz dezenas de pessoas para a estrada da morte onde se perdem famílias carbonizadas nas suas viaturas. Isto é atroz, é de uma violência a todos os níveis que uma pessoa nem quer pensar. Toca-nos profundamente de uma maneira egoísta quando pensamos que podíamos ser nós, a nossa família, os nosso amigos...

A minha amiga cancelou a viagem dela a Londres porque os miúdos estavam aterrorizados com possíveis ataques terroristas. Vão para um hotel tranquilo no meio da serra. Será que vão? E se houver um incêndio destes?

Não há mais tranquilidade para ninguém se pensarmos nas desgraças que nos podem acontecer a qualquer minuto. Vivo muito essa angústia. Tenho muito medo de algum acontecimento tenebroso possa alterar radicalmente a minha vida. O meu exercício diário é 'não penses nisso'. 

E é o que faço neste exacto momento: 'não penses nisso'. Faz hoje um anos que apanhei o maior susto da minha vida quando telefono aos meus pais e a minha mãe me diz que o pai acordou com a boca de lado. AVC na certa...mas não foi. Felizmente que não foi e felizmente já está praticamente recuperado. Tudo pode mudar num instante e isso assusta-me, aterroriza-me. Até ter um filho deixa-me em pânico...pode correr tanta coisa mal. E se já vivo em sobressalto hoje imaginem com um filho?! É melhor começar a fazer terapia quanto antes.

Antes de terminar, e as palavras valem o que valem, às pessoas que perderam tudo...esperança e força, muita força.

Sem comentários: