terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Finalmente RIO de JANEIRO!!!!



Devagarinho lá vamos alcançando as nossas pequenas grandes metas ou concretização de sonhos.
Para muitas pessoas ir ao Rio é corriqueiro, nada de excepcional, para nós era (e foi) excepcional.
Até porque queríamos ir por altura do épico reveillon em Copacabana e só por isso a viagem teria o triplo do custo.
Este ano portámo-nos bem e em Setembro já tinhamos a viagem marcada. Antes de começarem a aparecer os pacotes de reveillon já nós tinhamos chafurdado todas as hipóteses.

Para esta ocasião tinhamos algumas premissas:
- ir o mais perto do dia 31 para usufruirmos mais dias no 'depois' - os voos ficam mais baratos;
- o hotel tinha de ficar em Copacabana, 1ª linha e o quarto com vista para o mar - escolhemos o Pestana em vez do Othon porque gostámos mais da localização do Pestana. O Othon é um hotel muito maior e com mais opções de quarto com vista, mas a praia em frente tem o areal mais reduzido, logo mais lotado e fica à sombra mais cedo (por outro lado, fica mais perto de Ipanema).
- as 7 noites teriam de ser 7 dormidas no hotel (muitos pacotes contam como 1 das noites a que é passada no avião).

A ideia da viagem era de descansar, conhecer a cidade, mas sobretudo sentirmo-nos cariocas. E foi o que fizemos: compras no supermercado, comer em botecos, ir a lanchonetes, beber água de coco nos quiosques na beira da praia a ver quem passa, alugar uma barraca (chapéu de sol) e cadeiras e ficar colados às pessoas na praia a ouvir as conversas. Muitas horas a andar ao sol, muitos mergulhos no mar (estava quente!!), muita boa disposição e muito, muito, muito cuidado e alerta permanente.

O único defeito do Rio é mesmo a insegurança, infelizmente. Eu já tinha ido ao Brasil (Porto Seguro na Bahia, Natal, Porto Galinhas e Fortaleza) e não me senti em perigo iminente. Era mais jovem e inconsciente, mas sempre fui medrosa, por isso sei do que falo.

Para começar, eu nunca andava com mala. Punha as coisas num saco de supermercado e seguia caminho. Nada de muito chamativo, a atracção nº1 dos bandidos são os iPhones, então os nossos telemóveis iam camuflados com capas discretas e só tirávamos fotos com eles quando nos sentíamos 'à vontade'. No final de cada dia fazíamos backup das fotos dos iphones no hotel. A máquina fotográfica tinha um cartão de memória para cada dia. Podiam-nos tirar a máquina mas pelo menos as fotos já cá cantariam.

Ainda nos aventurámos com a go pro na praia, dentro de água (houve dias em que a água estava transparente tipo Caraíbas!), filmei os nossos passeios no calçadão como se tratasse de uma máquina de espionagem. A go pro é tão pequena que cabe na palma da minha mão.

Depois na noite do Reveillón ficámos mesmo na beira da água, vestidos de branco, com cuecas vermelhas e amarelas (lá usa-se o amarelo), jogamos flores de palma no mar, saltámos mais do que sete ondas, o ambiente era bem energizante. Os fogos de artifício são de cortar a respiração! Estávamos maravilhados! Tirámos fotos, filmámos, tirávamos selfies, encantados. Quando estávamos a apreciar os útimos segundos veio um grupo de jovens e pimba! Roubaram logo 2 telemóveis mesmo à nossa frente, à descarada, tal como se vê nas reportagens na net. Foi surreal. Apercebemo-nos do arrastão e saímos de fininho. Enfiei-me no hotel e só depois de emborcar meia garrafa de espumante é que arranjei coragem para descer novamente e dar uma volta no meio do 'povo' vestido de branco, A animação era grande, mas a quantidade de pelintras pelo meio ainda era maior. 

A partir daí não facilitámos mais. A go pro ficou guardada e fotos só com um dos dois a vigiar. O problema é que os malandros estão a perder o medo da polícia. Por mais que esteja tudo policiado, vale a pena o risco. Um iphone que cá custa 800€, lá custa 2.000€. Mas é cómico (para não dizer trágico) ver miúdos desfavorecidos (favelados, como dizia o outro) com iphones 7 e outras preciosidades do género. Um absurdo.

Regressarmos sãos e salvos com todos os nossos pertences intactos foi um grande feito para nós, acreditem. Agora devem perguntar-se como é que se pode gostar tanto de um sítio onde o pânico é permanente??!! Não sei. Senti-me em casa. Mas uma casa onde não se chora o fado, uma casa onde cada dia é um dia, onde também se trabalha, onde as pessoas são amistosas, o ambiente é de muita saúde, alegria, descoberta, sei lá!

Se trocava por Lisboa...não!! Lisboa é a minha baby, o meu porto seguro. Se acabasse a violência no Rio? Epah...who knows? Talvez uma temporada.

Dicas para uns dias tranquilos no Rio? Vou escrevendo assim que tiver mais tempo, prometo.