quarta-feira, 18 de junho de 2014

Dicas para quem vai a Roma no Verão (ou Primavera)

Pois é, já fui e já voltei. Desta vez fui com o Guapo e sus papas. Se é para concretizar o sonho da mamãe do Guapo, nós estamos lá para concretizar!
 
Apanhámos um calor infernal, multidões de turistas como nunca vi (já lá tinha ido em Novembro, beeeem mais calmo). Como tal, as filas para ir a qualquer lado eram de HORAS! Horas de espera ao sol não é para quem tem os minutos contados para ver Roma num fim de semana prolongado, certo?
Certo.
 
Então aqui ficam as dicas essenciais para o skip the line que bem se quer.
 
1 - Ir ver a capela Sistina? Comprar os bilhetes online para os Museus do Vaticano aqui.
 
2 - Visitar a Basílica de S. Pedro sem ficar hoooras na fila para o detector de metais? Vá a partir das quatro da tarde, muito mais tranquilo. De manhã é o descalabro.
 
3 - Visitar o Coliseu sem perder 3 horas da sua vida na fila? Compre online aqui (este demorei a descobrir, tive de perguntar à recepcionista do hotel qual era o site mais seguro para fazer as reservas).
 
É maravilhoso o alívio de termos uma fila de somente 3 pessoas para levantar os bilhetes ao invés das centenas de desgraçados (que podia ter sido eu) desesperados por tanta demora (mesmo com guias!).
 
Para quem vai a Roma por esta altura bad news: a Fontana de Trevi está em obras - iniciaram precisamente quando lá fomos. A igreja de Trinità dei Monti no cimo da escadaria da Piazza de Spagna e a fonte no centro da praça La Barcaccia também está em obras.
Esta é uma foto que não irá ver por estes dias (ou meses?).
 

 
Mas não é uma volta perdida, mesmo em obras eu andei a desfilar na escadaria como as top models do passado. De seguida não pode perder um dos melhores cafés do Mundo: no caffe Greco. Fica logo ao início da Via Condotti com a Piazza di Spagna. Seis euros um espresso, mas para os apreciadores vale bem a pena. Já eu fiquei com os chocolatinhos que acompanhavam as chávenas. Bem bons :) Infelizmente uma das salas está para obras, mas mesmo assim vale a pena a visita.
 
Eu fiquei num hotel perto da estação de metro Reppublica e adorei. Tinha wifi gratuito em todo o hotel e para quem não leve portátil ou tablet pode sempre ir aos computadores do hotel (não experimentei para saber se funcionavam bem, mas acredito que sim). Imprimiram-me os cartões de embarque e as reservas de última hora para o Coliseu sem cobrar um tostão. Fiquei pasma!
 
O táxi custa 48€ para e de Fiumicino (aeroporto Leonardo da Vinci). Preço fixo. É sair do aeroporto e está lá uma placa a indicar os taxis oficiais e com o preço afixado. No regresso pedimos à recepcionista para nos chamar um taxi, por norma eles não param na via quando levantamos o braço como em Portugal, temos de os encontrar uma praça de taxis.
 
Para quem vai para o aeroporto de Ciampino o valor também é fixo de 30€, mas tem de prestar atenção à hora de ponta na hora do regresso. Nós quase que ficámos azuis quando vimos a fila para a saída de Ciampino, que é a saída de muitos trabalhadores que moram nos arredores. O que vale é que a saida para Fiumicino é independente e quase exclusiva para o aeroporto, sem trânsito de relevo.
 
Obrigatório é ir passear para o bairro Trastevere ao final do dia e ficar lá a jantar num dos mil e um restaurantes típicos com esplanadas cheias. Nós aconselhamos o il Duca, comida típica sem ser só as pastas e pizzas, simpáticos e preços acessíveis. Adorei.
 
Muitos blogs aconselham este bairro para ficar hospedado, eu não concordo muito. É um bairro boémio, animado e tal, mas uma complicação para os transportes. Para quem vai com pessoas mais velhas e que queiram ir quase todos os dias ao Vaticano, não aconselho mesmo.
 
Quer ver o Papa? Tome nota da agenda dele aqui. Às quartas pelas 10h30 celebra-se a chamada Audiência Geral (enviei para lá a carta com pedido de audiência para podermos ficar nas cadeiras, mas não obtivemos resposta. Não teve crise, ficamos um pouco mais ao lado, de pé, não mais que uma hora). Guarde para outra altura visitar a Basílica de S. Pedro e Cúpula, pois neste dia ela só reabre a partir da uma da tarde. Os Museus do Vaticano estão abertos (a entrada fica por outro lado), e com a marcação online garantida é garantido que entra. Só não é garantido que haja ainda mais gente. Milhares de gente!
 
Toda a gente sabe que o tempo seco é a melhor altura para as obras, talvez por isso estarem a decorrer tantas limpezas, obras e manutenções por esta altura em Roma. Fica sempre a desculpa para voltar a esta cidade maravilhosa para a alma, mas péssima para as coxas. Massa, pizza e gelados todos os dias?!

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Ser patrão também deve ser tramado

No outro dia fui fazer um brunch numa esplanada que me é muito querida. Já lá vou há quase dez anos e nunca me desiludi. Claro que para tudo há uma primeira vez. E essas ocasiões tendem a ser traumatizantes.
 
Fui atendida por uma empregada estúpida. Podia ser burra, lenta, tonta, lerda, o que quisessem, agora estúpida é que não. Para além de tratar a clientela com enfado, ainda se punha a dar ordens e raspanetes às colegas, que por acaso eram novatas, brasileiras e simpáticas.
 
O azar de tudo isto foi o facto da empregada estúpida me ter dado um raspanete por eu ter mudado de lugar sem lhe ter perguntado se podia. Oi?
 
Não estava ninguém à espera de mesa, havia outras mesas vazias, não havia razão para a empregada estúpida me ter dado um raspanete como se eu tivesse 10 anos e fosse filha dela. Só não me levantei e fui embora porque o Santo Guapo não me deixou.
 
Depois comecei a persegui-la com o olhar para ver se a atitude da empregada-estúpida-armada-em-patroa-importante era semelhante com o resto da clientela. E era. Ela era efectivamente uma empregada estúpida. Felizmente, que a meio do brunch passei a ser atendida por uma outra empregada novinha, brasileira e simpática.
 
Conclusão, cheguei a casa e enviei um email ao gerente do espaço a explicar a situação e o desgosto por ter sido mal amada num sítio que eu sempre tomei como meu refúgio sagrado.
 
O gerente desfez-se em desculpas, obviamente, mas na realidade é difícil encontrar empregados com brio, competentes e simpáticos e controlar o que se passa na sua ausência (lá diz o diatado, patrão fora....). Ofereceu-me um jantar com tudo o que eu quisesse e tudo o mais para me compensar. Eu agradeci, mas de facto, neste caso a minha falta de memória terá de funcionar a favor dele, para que no futuro eu volte a considerar aquele cantinho como meu refúgio, porque neste momento aquele oásis está fora da minha rota. Nem com jantares grátis lá volto.
 
E se um dia lá voltar e encontrar a mesma empregada antipática, vou repetir o meu gesto. Mudar de mesa sem pedir autorização (desde que não esteja ninguém à espera) e esperar pelo raspanete. Ai que bem que me vai saber!

terça-feira, 3 de junho de 2014

Sephora, quero o divórcio!

As coisas já andavam mornas entre nós, mas a última visita foi fatal para mim.
 
Fui espreitar a Sephora do Chiado por causa dos 20% de desconto (em tudo) que eu tinha direito. Aproveitei para me dirigir a uma das marcas exclusivas representadas em Portugal pela Shephora: a Benefit. Ia com o objectivo de comprar a miniatura da máscara de pestanas da Benefit 'They're Real' só para ver se era assim tão bom como anunciam em todo o lado. Podia ter experimentado na loja? Podia, mas não quis. Primeiro, porque eu já estava com máscara posta e segundo porque existe uma coisa chamada herpes ocular que pode ser apanhada nessas brincadeiras dos 'testes'. Thank you, but no thank you.
 
Para além da empregada ter sido extremamente mal educada e trombuda, não me fez o desconto dos 20%. Coisa que eu só reparei quando cheguei a casa, depois de me ter quase esquecido do saco com a compra na própria loja. Acreditem que eu já só queria virar as costas para aquela aberração de antipatia o mais rápido possível.
 
Depois fiquei na dúvida, vou a uma loja reclamar do desconto que não me fizeram e devolvo o produto? Posso devolver um rimmel? Epah, engoli a minha nabice, fiquei quietinha e fui experimentar a minha miniatura.
 
Conclusão, não fiquei convencida.
 
Desde que uso a máscara da Chanel (a minha primeira Chanel na vida) Inimitable Intetnse 10 Noir, que não quero outra coisa.
 
Ela alonga, ela engrossa, ela enrola, ela faz tudo às minhas (quase) inexistentes pestanas. Tem um senão, mas que acho que acontece com todos estes produtos quando não são waterproof, ao fim de um dia inteiro de intenso trabalho, deixa pequenos resíduos por baixo das pálbebras inferiores.
 
De resto, estou maravilhada e vou pedir mais outra pelo Natal :)
 
Não querendo ofender as empregadas da Sephora, mas esta era mesmo muito antipática. E incompetente!
 
Ou seja, Perfumes & Companhia rules!